Viajar ao mundo das Finanças Pessoais

2024-09-19

Literacia Financeira, uma prioridade nas escolas!

No início de um novo ano letivo, pais e professores reforçam o seu “investimento” nos conhecimentos e nas competências que consideram essenciais para o futuro dos jovens.  Sabem que o sucesso pessoal e profissional não será determinado apenas pelos conhecimentos e conteúdos programáticos que aprenderem enquanto alunos, mas resultará, também, de competências para a vida, como sejam a literacia financeira que adquirirem, nomeadamente, das ferramentas a que poderão recorrer para a gestão da sua vida futura. A orientação e equilíbrio do orçamento, as estratégias de poupança, a escolha de produtos de investimento, ou do crédito são também conhecimentos essenciais para o bem-estar das suas finanças pessoais e da sua qualidade de vida.


A Literacia Financeira, particularmente, para os mais jovens, assume-se como determinante para a tomada de decisões mais conscientes e responsáveis, garantindo uma maior autonomia nas suas escolhas presentes e futuras. 


Saber fazer um planeamento financeiro ajuda a construir uma vida financeira mais tranquila e equilibrada. Saber como poupar e investir ajuda os jovens a planear de acordo com os seus objetivos, como a compra de um carro; a progressão dos seus estudos; a realização de uma viagem ou a criação de um fundo de emergência que, será muito útil, para fazer face a despesas inesperadas, como por exemplo, a reparação de um computador ou outras situações urgentes. 


Agora, a crescente utilização de serviços financeiros digitais para acesso ao crédito, compras online ou transações bancárias traz novos desafios. A maior acessibilidade e a rapidez de utilização destes serviços tornam-nos mais apelativos, todavia, com riscos maiores, uma vez que à distância, a compreensão dos produtos e das suas funcionalidades pode não ser suficientemente clara. No meio digital, as fraudes são mais frequentes, colocando em risco a segurança e a proteção dos dados dos utilizadores. É, por isso, essencial dotar os jovens de informação que lhes permita atuar de forma segura.


A DECO aposta na educação financeira dos jovens!


Neste sentido, as iniciativas da DECO e do Banco de Portugal para a promoção da educação financeira junto dos mais jovens, são um contributo e um apoio para a escola no reforço dos conhecimentos necessários à gestão do dinheiro e, por exemplo, à prevenção dos riscos associados à utilização dos canais digitais.   Com recurso a pedagogias ativas, com jogos interativos, quizzes, vídeos e debates, os alunos refletem com entusiasmo sobre o presente e o futuro da sua vida financeira.


A educação financeira é uma aposta primordial na formação dos jovens consumidores que, à medida que ganham maior liberdade e autonomia nas suas decisões, devem estar preparados para acolher as possibilidades e os desafios de um mundo em mudança e cada vez mais tecnológico.


Conheça a nossa área da Literacia financeira!