Vamos falar sobre desperdício alimentar!

2021-10-06

À escala global, o desperdício alimentar representa cerca de um terço dos alimentos produzidos e, só em Portugal, são desperdiçadas anualmente cerca de 1 milhão de toneladas de alimentos.

Segundo a WWF (Fundo Mundial para a Natureza), cerca de 40% dos produtos cultivados em todo o mundo não são consumidos. Este desperdício correspondente a 10% dos gases com efeito de estufa responsáveis pelo aquecimento global.

Um estudo desenvolvido pela Associação Europeia de Consumidores (BEUC) revelou que dois terços dos consumidores inquiridos estão disponíveis para alterar os seus hábitos alimentares por razões ambientais. Esta motivação dos consumidores é muito importante, no contexto atual, em que a produção e o consumo de alimentos é o principal fator causador de impactes no ambiente nos países da União Europeia e, em especial, se esses alimentos são desperdiçados.
A produção de alimentos utiliza grandes quantidades de terreno, água e energia, o que provoca um aumento dos gases com efeito de estufa equivalente a “quase o dobro” das emissões anuais de todos os automóveis dos Estados Unidos e da Europa.

No Dia Mundial da Alimentação, a DECOJovem vem lançar o desafio às escolas para motivarem os seus alunos e professores a contribuir para a redução do desperdício alimentar e a participarem nas iniciativas que temos a decorrer.
Temos de mudar e fazer melhor pelo nosso planeta e a DECOJovem pode ajudar!

Green Chef 6º edição

A iniciativa regressa às escolas DECOJovem para incentivar os mais novos a ter um papel ativo no combate ao desperdício alimentar, ao confecionarem receitas culinárias a partir de sobras alimentares de refeições e/ou com melhor aproveitamento dos alimentos, produzindo vídeos criativos. Aos chefes mais originais com os melhores trabalhos de vídeo podem ganhar prémios
A atividade é dirigida a alunos das escolas DECOJovem, distribuindo a participação em 3 escalões que compreende deste o Ensino Básico ao Secundário e Profissional. O professor responsável por cada equipa só terá que fazer a inscrição, através da Plataforma da DECOJovem e apoiar os seus alunos no desenvolvimento do seu projeto.

Pode conhecer o regulamento da iniciativa aqui.

Consumer Talks – Combate ao desperdício alimentar


As equipas da DECOJovem também estão disponíveis para conversar com os alunos, ajudar a refletir mais sobre esta questão e a tomar consciência do problema que o desperdício constitui, não só como desperdício económico para as famílias como para o desperdício de recursos naturais com consequências nos ecossistemas.
Conta com a DECOJovem para saber mais sobre esta temática!

Sugestões para combater o desperdício alimentar
1.    Planear as refeições da semana antes de ir às compras, ajuda a organizar a lista de compras para comprar o que faz falta;
2.    Fazer lista de compras antes de ir ao supermercado de modo a evitar comprar produtos que não são necessários.
3.    Ler e interpretar os prazos de validade dos artigos – grande parte do desperdício alimentar das famílias é causado pelo desconhecimento dos prazos dos alimentos.
4.    Organizar as compras em casa tendo em atenção os prazos de validade dos produtos de modo que os alimentos com o prazo a terminar sejam os primeiros a serem consumidos;
5.    Conhecer as boas regras de conservação dos alimentos, quer seja no frigorifico como no congelador e na despensa;
6.    Ser criativo com as sobras alimentares: Usar sobras de carne num empadão, transformar pão duro em torradas ou fruta madura em batidos, por exemplo…
7.    Comprar fruta e legumes que sejam menos apelativos visualmente: desde que os alimentos estejam bem conservados, o seu formato diferente do habitual não deve ser razão para colocá-lo de parte!


Com a prática é possível melhorar todas estas estratégias, até que seja possível reduzir desperdício alimentar. Os gestos de cada um, contam!