Um Regresso às Aulas + Sustentável: MAIS É MENOS!

2024-09-09

O novo ano letivo está a começar e na DECOJovem estamos entusiasmados por mais um ano acompanhar a vossa jornada de aprendizagem e crescimento.  

É tempo de rever amigos, conhecer novos colegas e, claro, enfrentar novos desafios! Este regresso às aulas é uma excelente oportunidade para sermos consumidores mais sustentáveis e fazermos a diferença, na nossa escola, na comunidade e no mundo. 

A adoção de práticas sustentáveis na escola, contribui para a preservação do meio ambiente, mas também prepara e sensibiliza os alunos e as suas famílias para a importância de cuidar do planeta desde cedo. Assim, partilhamos algumas dicas práticas, para que professores e escolas possam integrar a sustentabilidade no seu dia a dia de forma mais eficaz.  

🌍 Pequenas Ações com Grande Impacte: Dicas para Professores 

📚 Utilização de materiais didáticos digitais: Sempre que possível, incentive a utilização de livros e recursos digitais. Para além de reduzir o consumo de papel, facilita o acesso a uma grande quantidade de informações e conteúdos atualizados. 

✏️ Reutilização de materiais em sala de aula: Antes de qualquer compra de materiais é importante analisar o que ainda está em boas condições. Reutilizar é uma forma inteligente e sustentável de começar o novo ano. Se for necessário comprar algo, aconselhamos produtos feitos a partir de materiais reciclados ou sustentáveis. Em sala de aula, recomendamos a criação de uma caixa de materiais reutilizáveis para que os alunos possam depositar e recolher materiais como canetas, lápis e borrachas, que ainda estão em boas condições. 

💡 Economizar energia em sala de aula: É importante desligar as luzes e aparelhos elétricos e eletrónicos, quando não estiverem em utilização. Assim, é possível reduzir o consumo de energia. Mantenha as janelas fechadas se for necessário manter a sala quente ou abra as mesmas se precisar arejar e refrescar. 

Separação de resíduos: Incentive e ensine os alunos a fazer a deposição seletiva dos resíduos. Coloque contentores de reciclagem na sala de aula e transforme esta prática num hábito diário e envolva os alunos em campanhas para a redução de resíduos. 

🥝 Lanches zero desperdício: Preparar lanches saudáveis em casa é uma excelente forma de cuidar da nossa saúde e do planeta. Optar pelo consumo de alimentos sazonais e locais, bem como a utilização de lancheiras e garrafas reutilizáveis, são ótimas opções que contribuem para reduzir o aumento de Gases com Efeito de Estufa (GEE) na atmosfera. Menos plástico, menos resíduos. 

🚴‍♂️ Transportes sustentáveis: Ir para a escola de forma mais ecológica? Como? Caminhar, andar de bicicleta ou utilizar os transportes públicos são opções que não só ajudam a reduzir a pegada de carbono, mas também nos ajudam a mantermo-nos ativos e saudáveis. Um pequeno gesto diário que faz uma grande diferença. 

E não se esqueça, o seu exemplo é o mais importante para os seus alunos! 

🌍 Pequenas Ações com Grande Impacte: Na Escola 

🏫 Programa de redução de desperdício: A escola deverá estabelecer metas para a redução de resíduos e envolver toda a comunidade educativa, desenvolvendo uma política escolar, de forma a reduzir o desperdício em todas as áreas, desde o refeitório até aos escritórios administrativos. 

💧 Gestão sustentável de água: A escola deverá incentivar a instalação de equipamentos que economizem água, como torneiras com um baixo fluxo e/ou sanitas com descarga dupla. Além disso, deverá promover o uso consciente de água entre alunos, professores e funcionários.  

🥬 Criação de hortas escolares: A criação de uma horta na escola permitirá que os alunos aprendam sobre alimentação sustentável, nomeadamente o consumo de alimentos sazonais e locais. 

🌞 Energia renovável: Se possível, a escola deverá considerar a instalação de painéis solares ou outras formas de energia renovável, permitindo a redução da sua fatura de energia e da pegada de carbono. 

📅 Organização de dias temáticos de sustentabilidade: A escola deverá organizar dias dedicados à sustentabilidade, envolvendo toda a comunidade educativa em atividades que promovam comportamentos mais sustentáveis, como por exemplo a limpeza de espaços verdes, workshops sobre reciclagem ou feiras de troca de materiais escolares e roupas.  

Estes são alguns exemplos nos quais os professores e escolas podem liderar pelo exemplo e promover a sustentabilidade, inspirando as próximas gerações a cuidarem melhor do planeta.  

Gostava de ter acesso a mais dicas e conselhos? 

Teste aqui a sua pegada de carbono!  Fique a conhecer o seu impacte ambiental e participe na mudança 

Bem-vindo(a) e bom regresso! 🌟