Reduzir e reutilizar o … Plástico!

2021-11-24

O plástico é um material cujos impactes negativos no ambiente, nomeadamente ao nível dos ecossistemas marinhos, têm vindo a agravar-se, em resultado da sua utilização excessiva, onde se destacam os produtos de plástico de utilização única ou descartável.

Estima-se que por ano, a quantidade de plástico que chega aos oceanos varia entre 4,8 e 12,7 milhões de toneladas, o que representa cerca de 66 000 camiões do lixo. O uso do plástico está a tornar-se insustentável pelos efeitos nocivos que traz ao equilíbrio ambiental. Reduzir é urgente.

Ajudar a diminuir o consumo de plástico é responsabilidade de todos nós e começa por gestos simples e individuais, postos em prática no nosso quotidiano. Na Europa existem alguns sistemas de reutilização de embalagens de plástico que consistem no pagamento de um valor de caução pelo consumidor no ato da compra e aquisição de um produto embalado, nomeadamente, bebidas, leite e refrigerantes. Este valor é posteriormente devolvido ao consumidor (reembolso) no momento em que este devolve a embalagem (retorno).

Já existem algumas lojas e projetos que permitem aos consumidores reutilizarem as suas embalagens e assim diminuir a quantidade de embalagens que utilizamos. Na verdade, a reutilização das embalagens ainda depende muito da consciência e da preocupação dos consumidores.

Por isso, na Semana Europeia de Prevenção de Resíduos e, ao longo do mês de dezembro, vamos sensibilizar os jovens para a necessidade de reutilizar e reduzir os resíduos de plástico.

Desafio Natal sem resíduos… de plástico

Desafiamos a comunidade educativa a reutilizar as embalagens de plásticos para construir as suas árvores de Natal! O Natal sem resíduos… de plástico é uma iniciativa da DECOJovem para despertar a consciência dos mais novos para este problema do excesso dos plásticos e para os   sensibilizar para a urgência de mudar os comportamentos e reduzir a quantidade de plástico.

Para ajudar as escolas nesta abordagem, estamos a promover as Consumers.TALKS sobre o tema Desplastifica-te! Este é um espaço de conversa, discussão e partilha com os alunos sobre este problema, alertando para necessidade de se fazer as escolhas mais acertadas e sustentáveis, tais como recusar produtos de plástico, aprender a reutilizar este material e a reciclar o mesmo.

As inscrições para estas atividades estão disponíveis através da Área do Professor.

Acreditamos que estamos a formar jovens consumidores mais informados, conscientes e sensibilizados para esta temática. É urgente mudar para podermos fazer mais e melhor.

Vencedores da edição passada: