OS CONSUMIDORES NO RESPEITO PELA PROPRIEDADE INTELECTUAL | PROJETO BRAIN IDEAS
Propriedade intelectual… propriedade industrial… contrafação… pirataria…
Qual a ligação e o elo em comum entre os conceitos apresentados? Enquanto consumidor@s que informações e cuidados devemos ter quando falamos de respeito pela propriedade intelectual?
Nos dias 3 e 4 de maio, a DECO desenvolveu em parceria com o Programa Escolhas dois workshops informativos contando, no total com 44 técnicos e alun@s do programa, interessados em saber mais sobre os direitos e o respeito pela propriedade intelectual.
Hoje, na sociedade da informação e do conhecimento, o mais valioso que temos é o nosso cérebro, enquanto fonte de criatividade, inovação e empreendedorismo.
Proteger o nosso próprio trabalho e respeitar o trabalho intelectual d@s outr@s é cada vez mais importante na vida profissional e privada de tod@s.
No decorrer dos workshops os momentos de partilha, tendo em conta os diferentes contextos profissionais, permitiram inferir que ainda há um desconhecimento sobre este tema e expressões como “é complexo”; “não sei explicar” foram uma constante e, a nossa maior prioridade foi desmitificar o tema com situações e exemplos práticos.
Dizer não à contrafação passa por lembrar que as nossas escolhas e decisões são a melhor forma de a combater: não comprar nem usar produtos contrafeitos é o primeiro passo!
Às cópias ou divulgações ilegais de obras damos o nome simples de pirataria e esta reprodução de obras, com o fim de serem distribuídas sem autorização dos criadores é uma violação dos direitos de autor.