O Green Chef está de volta e com novidades! Vamos colocar a mão no PÃO!

2022-09-05

O desperdício alimentar é uma preocupação global. Estima-se que sejam desperdiçados 88 milhões de toneladas de alimentos na Europa. Isto corresponderá a cerca de 8% da emissão de Gases de Efeito de Estufa (GEE) responsáveis pelas alterações climáticas que tanto nos afligem. Isto significa também que há muitos outros recursos que são desperdiçados. Por exemplo, estima-se que 25% da água doce do planeta esteja a ser usada para produzir alimentos que depois irão parar ao caixote do lixo. E mais energia, transportes, mão de obra… tudo se perde, por cada kg que se deita fora.  Em Portugal, estima-se que cada pessoa desperdice um equivalente de 134Kg por ano.

 

 

De facto, apesar da grande diversidade de alimentos desperdiçados, o PÃO é o protagonista da realidade portuguesa. Segundo alguns autores (e.g., [1; 2]), para além de ser o alimento mais consumido por nós é, também, o mais desperdiçado. Num estudo realizado em contexto escolar [3], verificou-se que dos 8.6Kg de pão produzidos diariamente, 1.2Kg são desperdiçados, levando a uma média de 44.2% de desperdício.

Cabe às gerações mais novas começarem a fazer a diferença no combate a este desperdício. O Green Chef 7 convida, assim, as crianças e jovens a serem “chefs” especialistas na elaboração e confeção de receitas culinárias, a partir de sobras alimentares de refeições, onde o protagonista deste ano será o PÃO.

Qual é o objetivo deste desafio?

 Elaborar um vídeo, com a confeção de uma receita criativa e #semdesperdício, onde o PÃO terá que estar incluído.

O que se pode utilizar?

- Sobras de pão, promovendo, assim, o gosto pelo reaproveitamento deste alimento e de outros;

- Uma pitada de criatividade: com a imaginação, desde os doces aos salgados este alimento poderá ser usado e aproveitado em várias receitas saudáveis e, igualmente, deliciosas.

Quem pode participar?

Todos os alunos do Ensino Básico, Ensino Secundário e Profissional.

 

As inscrições deverão ser feitas pelo docente responsável pela equipa através da Área do professor e encontram-se abertas até dia 28 de Outubro de 2022!

Mais importante: Os vídeos vencedores serão premiados!

A regulamentação do desafio pode ser consultada, através do site DECOJovem. Brevemente, dar-lhe-emos mais novidades! Fique atento/a e subescreva a nossa newsletter, para obter mais informações!

 

Vamos terminar com o desperdício do pão em casa? Coloca a mão no pão e, em conjunto com a tua equipa, sê um verdadeiro chef #semdesperdício e #alimentarsemdesperdiçar.

 

 

 

 

Referências Bibliográficas:

[1] Batista, P., Campos, I., Pires, I. & Vaz, S. (2012). Do campo ao garfo. Desperdício alimentar em Portugal.

[2] WRAP (2021). Food surplus and waste in the UK – key facts. Retirado de https://wrap.org.uk/sites/default/files/2021-10/food-%20surplus-and-%20waste-in-the-%20uk-key-facts-oct-21.pdf

[3] Ribeiro, A., & Rocha, A. (2019). Impacto económico do desperdício alimentar num centro escolar. Associação Portuguesa de Nutrição, 19, 36-41.