ESTAR NO #FORYOU sem ficar #OFF
Idealizar um dia sem ir ao TIKTOK é hoje em dia quase impensável para a maioria dos jovens portugueses, e até para muitos adultos ...!
Se em 2016, quando foi criada a plataforma TikTok, muito poucos ouviram falar da mesma, certo é que após o ano de 2020 as “dancinhas” pegaram moda e muito dificilmente as músicas “Jerusalema” ou “Savage love” não nos remetem automaticamente para os milhares de vídeos publicados.
O TikTok veio revolucionar a forma de interação nas redes sociais, através de vídeos curtos, com muitos recursos de edição, desde filtros, música, áudios, legendas, e muito mais, com grande foco na “viralização” dos conteúdos.
O aplicativo cresceu em grande escala, com 1,2 biliões de utilizadores, cativando o público mais jovem, muitas das vezes exposto a conteúdos de utilizadores mal-intencionados.
As preocupações com as políticas de privacidade e segurança do TikTok têm sido recorrentemente debatidas por vários países, sendo que alguns deles desaconselham a utilização do mesmo!
Por outro lado, a plataforma tem sido amplamente utilizada por criadores de conteúdos que aproveitando as vantagens de edição e algoritmo da rede social, alcançam milhões de visualizações, promovendo muitas das vezes opções de consumo por impulso.
Mas como utilizar a aplicação, sem descuidar a segurança!? É a pergunta para queijinho!
Deixamos algumas dicas:
- Atenção às configurações de privacidade: a aplicação permite configurar quem pode ter acesso aos conteúdos publicados, quem pode comentar e interagir…ativar essas opções pode afastar os “mal-intencionados”;
- O phishing sempre à espreita: evitar abrir links enviados fora da aplicação é um cuidado que pode evitar situações de phishing;
- O radar da localização: permitir o acesso à localização quando se usa app, pode ser um “pró” uma vez que os conteúdos que são mostrados no feed ajustam-se à localização; mas facilmente pode ser um “contra” quando a sua localização exata pode ser partilhada indevidamente.