Conferências GO GREEN regressam às escolas passo-a-passo!

2021-09-30

No dia 22 de setembro, a DECOJovem realizou a conferência “Mobilidade Sustentável: Mexe-te sem deixar rasto!” e contou com a participação de 912 alunos de todo o país.

Para ajudar na reflexão e debate sobre a temática contamos com a participação de vários especialistas:

Falou-se da urgência de um consumo mais sustentável e a importância, da mobilidade sustentável e formas de deslocação mais amigas do ambiente! Maria Carvalho, Embaixadora da Sustentabilidade da DECO, alertou todos os jovens para o facto que as nossas deslocações e o uso de transportes que consomem energia de com origem em combustível fóssil têm um forte impacto no nosso meio ambiente, tais como a poluição e emissão de gases efeitos de estufa.

Susana Fonseca, da ZERO frisou a importância de os cidadãos serem informados sobre as várias opções de mobilidade, para que possam tomar decisões conscientes e que tenham um menor impacto sobre o ambiente. Os alunos questionaram se os carros elétricos poderiam ser uma boa solução à qual a resposta foi negativa e que, neste momento, o ponto de mudança é começar a deixar de lado a mobilidade individual e passarmos para uma mobilidade coletiva.
Sofia Knapic falou sobre a realidade de Lisboa onde entram todos os dias 370 mil carros e a importância de se usar mais o autocarro para nos deslocarmos. Os alunos oriundos de diferentes realidades geográficas referiram que neste aspeto ainda há imenso trabalho a desenvolver com os transportes coletivos, como sejam em questões de horários, preços dos bilhetes, por exemplo.

A excelente intervenção de todos os participantes originou um debate muito rico alertando para a responsabilidade de todos para se fazer escolhas mais sustentáveis conscientes e informados! O gesto de cada um, conta muito!

Os temas das próximas conferências são:

  • Produtos mais sustentáveis: + duráveis + reparáveis + recicláveis (13 outubro | 10h30 – 12h00)
  • Resíduos: o melhor resíduo é o que não é produzido (19 outubro | 10h30 – 12h00)
  • Economia circular: nada se perde tudo se transforma (26 outubro | 10h30 – 12h00)
  • Conferência final Consumers Go Green (4 novembro | 10h30 – 12h00)

As escolas interessadas em assistir às conferências podem inscrever-se através do email decojovem@deco.pt

Estas conferências acontecem no âmbito do projeto CONSUMERS GO GREEN, uma iniciativa com o apoio do Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores.