A DECOJovem continua junto das escolas!

2020-04-09

A situação que estamos a viver com a COVID-19 trouxe muitas mudanças ao nosso dia-a-dia. Ficar em casa para nos protegermos, a nós e aos outros, cria novos desafios na educação.
A DECOJovem está ao lado das escolas e das famílias nestes desafios. Temos recursos educativos, sobre várias temáticas, disponíveis para serem utilizados pelos professores e alunos e até pelas famílias.

Liga-te ao mundo: Mundo ON

O Mundo On incentiva os jovens a adotar comportamentos de consumo mais sustentáveis, a reduzir os consumos, a efetuar escolhas mais responsáveis e a fazer um uso mais eficiente dos recursos naturais. Um desafio dos nossos dias para melhorar a saúde do nosso planeta!
Temos vários temas para trabalhar, desde a água, a energia, os resíduos, as compras e a mobilidade, em 25 fichas interativas para jovens entre os 10 e os 15 anos. Vale a pena experimentar porque são também divertidas.

Aceda aqui aos recursos educativos

Brain IDeas: Dá valor às boas ideias

Na era digital, em que temos fácil acesso a quase toda a informação na internet, é importante reconhecer que nem tudo é de todos e o valor da Propriedade Intelectual (PI) enquanto proteção da criatividade, inovação e empreendedorismo, tem que ser respeitado.

O projeto Brain IDeas pretende aumentar o conhecimento sobre a importância de respeitar as obras dos autores para que eles continuem a criar e a inovar e o papel que as marcas tem na economia e no respeito pelos consumidores, o que não acontece se comprarmos produtos contrafeitos. Enquanto consumidores devemos ser os primeiros a combater a contrafação e pirataria, exigir produtos de qualidade e não andar a explorar fontes e conteúdos ilegais que a todos prejudicam.
Para ficar a saber mais, vale a pena experimentar o nosso jogo interativo!

Conheça aqui o quiz interativo

NET VIVA E SEGURA

No mundo digital temos maravilhas para explorar, mas também alguns riscos: quem nunca conheceu uma vítima de Ciberbullying, sexting ou de phishing ou nunca foi atacado por um hacker ou bombardeado com mensagens de haters? A NET VIVA e SEGURA ajuda os mais novos a navegar na internet de forma segura com proteção dos seus dados e privacidade e ainda as regras de respeito a cumprir nas redes sociais para construir diálogos positivos.

Temos um site para explorar de fio a pavio com imensos conselhos práticos e úteis para responder a muitas questões dos jovens, e vídeos feitos pelo youtuber RiC Fazeres, e as instagramers Rita Carmaneiro e Joana Gama.

Conheça aqui os recursos disponíveis.

 

Temos mais materiais e atividades que podemos adaptar para vos apoiar na promoção da educação do consumidor. Entrem em contacto connosco para que possamos ajudar!